fbpx

Manual LBGTQIAP+: Capítulo 2 – Pessoas

No capítulo de hoje, iremos continuar algumas lições importantes sobre as pessoas da nossa comunidade LGBTQIAP+. Caso não tenha visto o capítulo anterior e suas lições, clique aqui.

Lição 7: Esferas do ser humano e suas variações

Drag: Expressão artística que envolve a construção de um “personagem”, homens com figurinos femininos são mais comuns (Drag Queen), mas há também mulheres com figurinos masculinos (Drag King).

Identidade de gênero: Gênero com a qual a pessoa se reconhece. As pessoas transgêneros não se identificam com o gênero dado ao nascer (homem ou mulher), já as pessoas cisgeneros se identificam com o gênero atribuído. E existem ainda as pessoas com gênero fluído, ou seja, que não se reconhecem nem no gênero masculino e nem no feminino, portanto, que transitam entre eles.

Orientação sexual: Indica por quem a pessoa sente atração afetiva, amorosa e/ou sexual. Pode ser por pessoas do sexo oposto, do mesmo sexo, todos ou nenhum.

Genitália: Conjunto dos órgãos reprodutores, especialmente dos órgãos sexuais externos.

Expressão de gênero: Forma como a pessoa expressa seu gênero para a sociedade, por meio de roupas, acessórios e linguagem corporal.

Lição 8: O que significa LGBTQIAP+

As pessoas da nossa comunidade são diversas e se reconhecem a partir de algumas letras, aqui explicamos o que cada letra significa.

L- Lésbicas: São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.

Bandeira Lésbica

G – Gays: São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.

Bandeira Gay

B – Bissexuais: Diz respeito aos homens e mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelos gêneros masculinos e feminino.

Bandeira Bissexual

T – Trans e Travestis: A transexualidade não se relaciona com a orientação sexual, mas se refere a identidade de gênero. Dessa forma, corresponde às pessoas que não se identificam com  o gênero atribuído em seu nascimento.

Bandeira Trans e Travestis

Q – Queers: Pessoas que transitam entre as noções de gêneros.

Bandeira Queer

I – Intersexo: A pessoa intersexo esta entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc não se enquadram na norma binária ( masculino ou feminino).

Bandeira Intersexo

A – Assexuais: Pessoas que não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero

Bandeira Assexual

P – Pansexuais: Pessoas que sentem atração por outras pessoas, independente do gênero.+: É utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero.

Bandeira Pansexual

Lição 9: Considere as nossas “Interseções”

Para muitos de nós, outras realidades se “misturam” ao fato de sermos pessoas LGBTQIAP+. Criação familiar, renda, cor da pele, tamanho do corpo, diversidade funcional e até mesmo a região que se vive no país, determinam os níveis de dores (menores ou maiores) para cada pessoa da nossa comunidade.

Lição 10: Sempre existimos

Infelizmente ainda é comum a ideia (descabida) de que só começamos a existir na sociedade nos últimos anos. Definitivamente, não é o fato de estarmos ganhando mais destaque nos veículos midiáticos que não existiam antes, ok?

Continue para o capítulo 3: Família

Compartilhe :)

error: Conteúdo Protegido