É importante celebrar quando personagens LGBTQIAP+ estão nas novelas. A TV ainda alcança uma grande massa de pessoas no país, no entanto, é interessante refletir como geralmente somos representados.
Engraçados
Na maioria das vezes, os personagens da nossa comunidade estão no núcleo cômico das novelas, até aí tudo bem, só fica chato quando o personagem não é explorado como um ser humano completo.
Quando só aparecemos para fazer as pessoas rirem, definitivamente isso não representa o nosso todo.
Assistentes
Também é comum sermos tratados sob uma postura serviçal ou do(a) amigo (a) ‘quase um figurante’, geralmente idolatrado ou sempre a disposição de outras pessoas. E claro, sendo bem caricatos.
“Enrustidos”
Mostrar pessoas que ainda “estão no armário”, tudo certo.
Só não é legal mostrar ( sempre ) que o ( a ) tem uma aversão completa a nossa comunidade.
Pessoas que estão no armário não necessariamente são tóxicas.
Vilões
Maravilhosos! Só é delicado construir uma história que reforce aversão e/ ou ódio a nossa comunidade.
Selecionados
Infelizmente, a maioria dos personagens retratados ainda são homens gays, seguido de mulheres lésbicas, geralmente brancos e ricos.
São poucas ( bem poucas ) as representações de outros personagens do restantes das nossas letrinhas e com suas interseções ( pessoas plus, preto ( a )s, PCDs e etc ).
Esperança
Já vimos algumas mudanças recentes e esperamos que no futuro as novelas, filmes e séries tenham cada vez mais personagens com realidades lindas e complexas para a naturalização do que já era pra ser natural há muito tempo.