fbpx

Grupo Somos

O Grupo de Afirmação Homossexual – Somos, em São Paulo, em 1978, foi formado pela mobilização de homossexuais, entre os quais se destaca João Silvério Trevisan, figura proeminente nessa luta e que terá um post reservado para si. O Somos surgiu em um momento em que se iniciava a distensão do regime militar brasileiro e também em meio à organização e consolidação de outros movimentos sociais identitários, como o das feministas e dos negros.

Registro do I EBHO em 1980.

Embora a composição do Somos fosse majoritariamente formada por homens gays, lésbicas e travestis também estiveram presentes. O Somos não defendia posições de um padrão de comportamento correto para homossexuais, posicionando a identidade dentro da opção política. Pelo contrário, o grupo se construiu com base em um modelo de identidade homossexual horizontal. Ou seja, desde seu início foram formados grupos setoriais para discussão de temas nucleares e proposição de ações. A construção da identidade foi um desses temas e serviu como referência para a formação de seus integrantes no debate social sobre as orientações sexuais.

Registro do I EBHO em 1980.

Ao longo de sua curta existência (o grupo se desfez em 1981 devido a crises e rachas), o Somos foi fundamental por exprimir uma face mais política em suas ações e por estabelecer alguns pontos a serem conquistados nas áreas de saúde, de liberdades civis e sociais, de psicologia e de aceitação social. A formação dessa consciência se revelou importante para fomentar a organização e outros grupos e arregimentar pessoas em torno de eventos nacionais para debater sobre as sexualidades dissidentes.

Registro do I EBHO em 1980.

Assim, em dezembro de 1979, aconteceu um encontro brasileiro de homossexuais militantes, em São Paulo, reunindo 60 pessoas de São Paulo, Guarulhos, Sorocaba, Brasília, Belo Horizonte, Duque de Caxias e Rio de Janeiro. Mas o ano seguinte marcou uma grande ação: foram realizados em São Paulo, entre 4 e 6 de abril de 1980, o I Encontro Brasileiro de Homossexuais (EBHO) e o I Encontro de Grupos Homossexuais Organizados (EGHO). Para quem está acompanhando esta série, podemos dizer que este evento de 1980 coroa aquelas tentativas realizadas entre 1966 e 1968 apontadas no primeiro post.

Para medir a importância da constituição do Somos, basta verificarmos a formação de outros oito coletivos em São Paulo, entre abril de 1979 e outubro de 1980: Libertos, Eros, Fração Homossexual da Convergência Socialista Organizada, Grupo de Ação Lésbica-Feminista (GALF), Outra Coisa (fundado a partir de uma dissidência do Somos em maio de 1980), Grupo Opção à Liberdade Sexual (GOLS), Coletivo Alegria Alegria, Terra Maria: Opção Lésbica. 

Compartilhe :)

error: Conteúdo Protegido