fbpx

Aliança de Ativistas Homossexuais

Uma parte importante de ser resgatada da história do movimento LGBTQIA+ é a de um coletivo, ainda pouco estudado, fundado em 1976, chamado Aliança de Ativistas Homossexuais. Este nome também era utilizado para designar o boletim produzido pelo grupo.

A liderança responsável pelo coletivo e pelo jornal era Fredirico Jorge Dantas. Ele atuou no Rio de Janeiro e mais tarde colaborou com o jornal Lampião da Esquina. No número 2 do jornal da Aliança, Fredirico Dantas esclarece que o objetivo do grupo era formar um homossexual mais responsável e engajado na “luta pelos direitos civis em que estão empenhados não somente os homossexuais brasileiros”.

Em sua tese de doutorado, Remom Bortolozzi chama a atenção para o seguinte: “Além de se reconhecerem enquanto movimento, [a Aliança e o Grupo Corydon, de São Paulo] já traziam a luta por direitos e a conscientização como foco de sua luta. Entretanto, esses grupos tinham como principal estratégia política o fortalecimento tanto da identidade gay como também do gueto, diferentemente das propostas do Lampião da Esquina.”

Compartilhe :)

error: Conteúdo Protegido