fbpx

João Antônio Mascarenhas

João Antônio de Sousa Mascarenhas (Pelotas, 1927 – Rio de Janeiro, 1998) foi um grande ativista homossexual, pioneiro na luta por direitos humanos e civis de pessoas LGBTQIA+ e um dos iniciadores do Movimento Homossexual Brasileiro (MHB).

João Antônio Mascarenhas

Mascarenhas foi um dos criadores do jornal Lampião da Esquina e esteve presente em seu Conselho Editorial. Passou a maior parte da sua vida fixado no Rio de Janeiro, onde fundou o Grupo Homossexual Triângulo Rosa, em 1977, cujas atividades transcorreram até 1988.

Sua formação em Direito e sua atuação como advogado possibilitaram seu envolvimento radical pela luta por direitos LGBTQIA+, tendo se tornado o grande articulador na Assembleia Nacional Constituinte, de 1988, para que fosse incluída a expressão orientação sexual no artigo 5º da nova Constituição brasileira. Infelizmente, não obteve sucesso, mas introduziu a discussão no plenário do Congresso Nacional.

João Antônio Mascarenhas foi um dos responsáveis pela visita de Winston Leyland ao Rio de Janeiro, em 1977. Leyland era o editor da Gay Sunshine Press, de São Francisco (EUA). Hoje podemos afirmar que um dos resultados dessa visita foi o estímulo à fundação do MHB e do jornal Lampião da Esquina no ano seguinte.

Poliglota, Mascarenhas manteve incansável correspondência com vários ativistas e intelectuais estrangeiros, servindo como interlocutor entre as demandas identificadas no Brasil no campo dos direitos LGBTQIA+ e os avanços já obtidos na Europa e América do Norte.

Compartilhe :)

error: Conteúdo Protegido