fbpx

O que precisamos equilibrar por sermos pessoas LGBTQIAP+

Violência

Muitos de nós vivemos na iminência da violência física ou mental simplesmente por existirmos, independente do ambiente que estivermos. Em diversas situações do nosso cotidiano é preciso considerar a violência em prol da nossa segurança.

Trabalho e Estudo

Infelizmente, ainda é muito comum convivermos com a hostilidade, em maior ou menor grau, neste dois ambientes. Conscientes ou não, para nos mantermos ativos como trabalhadores e estudantes, criamos diversas estratégias, desde uma performance para além do que é esperado até a escolha das nossas roupas e atitudes.

Família

Assumidos ou não, em algum nível, sempre vivenciamos o preconceito por pessoas que na teoria deveriam nos acolher e apoiar. Geralmente, cabe a nós administrar o impacto das falas e atitudes dos nossos parentes.

Corpo

Ainda vivemos uma cultura no nosso vale que celebra os corpos dentro dos padrões de beleza estabelecidos na sociedade como um todo. Infelizmente, para muitos de nós, existe a ideia enraizada que o “corpo perfeito” é um passaporte de aceitação coletiva, impulsionada inclusive pelas redes digitais.

IST’s

Em um nível diferente das pessoas héteros, a sombra das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) paira sobre a nossa comunidade com um peso maior. Um preocupação constante de muitos já que ainda carregamos um estigma cruel e totalmente preconceituoso.

Amor romântico

Muitas das relações amorosas da nossa comunidade caminham em diferentes níveis de dores.
Desde a “saída do armário”, família dos nossos pares, aplicativos de relacionamento até às questões burocráticas e espirituais em relações que avançam para um casamento, por exemplo.

Filhos

Independente do modo escolhido para cuidarmos do nosso legado, este processo pode ser moroso e desgastante. Infelizmente, no campo jurídico, ainda existem barreiras da raiz do preconceito estruturado no país.

Compartilhe :)

error: Conteúdo Protegido